A linguagem de outras cores
Por: Celso Negrão - Ação Design (14/08/2018)
Hoje vamos dar o significado de outras cores e sua influência na propaganda. Azul avioletado é uma cor mais escura, próxima da onda ultravioleta. A cor violeta é mística e reflexiva. Os tons azuis possuem grande poder de atração e neutraliza nas ansiedades do ser humano, acalma o indivíduo e seu sistema circulatório. Transmite a sensação de prosperidade, equilíbrio, seriedade, integridade, nobreza e respeito. Azul do céu, ou ciano, é uma cor primária do pigmento, é muito indicada para produtos e anúncios que desejam passar a sensação de algo refrescante. É a mais fria das cores, porém é atraente. É a cor que remete ao infinito, aos sonhos, à inteligência, emoções profundas e eternas. Pelo que representa, o azul é cor mais utilizada pelas empresas de tecnologia, bancos. São muito usados para embalar alimentos congelados, ou águas. Amarelo é outra cor primária do pigmento, ela representa calor, associa-se com o sol ou com o poder, assemelha-se ao ouro. É uma cor contraditória, simboliza a inteligência, comunicação, força, alegria, ou à inveja, ira, covardia, traição e arrogância. Chama atenção e causa um forte impacto no público, pelo que é geralmente usado nos sinais de trânsito. Pode usar-se em artigos para pessoas que procuram o triunfo e poder. Geralmente indicada para aplicação em anúncios que indiquem luz, é desaconselhável o uso em superfícies muito extensas. Magenta é outra cor da tríade primária das cores pigmento. É uma cor muito parecida com o que se denomina no popular de rosa choque. É uma cor muito animadora, estimuladora e vibrante, transmite dramaticidade e ajuda às pessoas a tomarem decisões. Deve ser usada, pelo menos nos detalhes. Sua harmonia complementar é o verde. Laranja é uma cor secundária, composta pelo magenta e pelo amarelo, ela é indicada para aplicações similares ao vermelho, com resultados um pouco mais moderados. Ela também tem um caráter estimulante e relaciona-se com produtos alimentares. Roxo é uma cor secundária, composta azul com magenta misturado, é a cor da prudência, sabedoria, filosofia, sofisticação e contemplação. Relaciona-se com o emocional, o espiritual e transmite profundidade e experiência. É muito usada para comunicar melancolia, realeza, dor, sentimentos intensos, religiosidade, magia e sofisticação. Na publicidade o roxo é utilizado em anúncios de vestuários da moda, artigos religiosos e em viaturas, acessórios funerários. Rosa é uma cor vermelha com mais luminosidade, é muito atrativa para as mulheres, reflete ingenuidade infantil, bondade, ternura, bons sentimentos, amor e nobreza. Está relacionada com produtos femininos, tais como perfumes e cosméticos, na maternidade, tem forte vínculo com os bebês femininos. É uma cor que passa sempre uma sensação de ser adocicada. Ouro é uma cor misturada do amarelo com o magenta, quando está em pigmento é chamada de ocre, ou pode ter pigmento metalizado aproximando mais do metal nobre o ouro. Ela é uma cor representativa do valor e dignidade. Aplica-se em anúncios de artigos de alta categoria e luxo, tais como caixas para joias, uísque, perfumes, canetas, etc. A cor prata segue padrão similar. Marrom é uma cor terciária, composta de ciano, amarelo e magenta. Assim como as outras tem diversos tons, saturações e luminosidade. Ela proporciona a sensação de que as coisas são permanentes, sólidas e seguras. Quando mais avermelhada transmite uma energia positiva. É mais clássica e pura quando tem mais luminosidade quando é areia ou bege. É a cor da estabilidade quando usada no seu estado natural, tal qual nos móveis, etc. Muito usada em produtos alimentícios como o café e o achocolatado. No tom café é uma cor masculina, severa e confortável que dá a impressão de seriedade e equilíbrio. Associa-se com a terra, bosques e o outono. Preto, é ausência de luz, portanto do ponto de vista da ciência não é cor, mas no uso popular ‘é considerado cor. Ele transmite refinamento, elegância e sofisticação, bem como poder e elegância. No entanto tem forte representação com o mau, a morte, a escuridão, mistério, Muitos artigos nesta cor são para pessoas que gostam de exclusividade. Utiliza-se para anunciar e estimular a compra de produtos dispendiosos e de luxo. Deve ser evitado o excesso, pois tende a gerar frustração, apesar de ser expressivo é angustiante ao mesmo tempo. Muitos filmes de terror usam esta cor para reforçar o conceito de mau. Falarei de outras cores no próximo artigo. Carpe Diem, ao vivo e em cores!